O espetáculo "Todos por um Mundo Melhor" chega à sua segunda edição em 2024. O projeto visa levar educação ambiental às crianças e adolescentes das escolas públicas municipais e estaduais. Alunos dos municípios paranaenses de Cascavel, Corbélia, Toledo, Campo Mourão e Foz do Iguaçu tiveram a oportunidade de assistir à peça teatro cujo roteiro é a preservação ambiental e a sustentabilidade. O evento utiliza-se da arte cênica, de uma forma lúdica e bem humorada para homenagear a fauna e flora e tratar das questões relacionadas à preservação da natureza, da importância da separação do lixo e da sua reciclagem.
As apresentações são gratuitas e são realizadas através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com o patrocínio do Grupo Pra Frente Brasil, Postos Trevisan, Ghelere Transportes, Unimed e Piloto Direções, em parceria com o Espaço Sou Arte e realização da BWA Consultoria e Ministério da Cultura.
Para o professor Francisco Rossoni Neto, que esteve acompanhando os alunos do Colégio Estadual Amâncio Moro, no dia 23 de maio, no Ginásio de Esportes de Corbélia, a experiência foi maravilhosa. "Foi um espetáculo inteiramente pedagógico, que trouxe para as crianças uma reflexão sobre a questão ambiental e a preservação do meio ambiente. A apresentação é muito ilustrativa e as crianças aproveitaram muito. Eu, como adulto, achei que foi um show para eles".
Segundo Francisco, esses eventos fazem as crianças refletirem sobre o dia-a-dia, a escola, a casa, a cidade onde moram e as práticas com o ambiente. "Esse tipo de evento tem que ser muais frequente para que os alunos possam, como crianças e na vida adulta, contribuírem preservando o meio ambiente", enfatiza. A forma que o espetáculo é apresentado também chamou a atenção do professor Francisco. "Essa brincadeira de forma pegagógica traz para as crianças outro tipo de olhar sobre o mundo o entretenimento. "Eles acabam vendo que podem se divertir sem celular, televisão ou video-game. Dá para se divertir de uma forma diferente da rotina deles", afirma.
Alexandra Ruwber, diretora do Colégio Estadual Wilson Joffre, de Cascavel, foi uma honra receber a peça na escola. "É indescritível a emoção e a sensibilização dos mais de 700 estudantes, que ficaram vidrados na apresentação", afirmou. Todos os alunos do período da tarde do colégio se reuniram no Ginásio de Esportes da instituição, onde o palco do espetáculo foi montado.